- HOME
- Modelo de gestão
Modelo de gestão
Com a proposta de tirar o máximo de proveito da diversificação, descentralizando as decisões da gestora, a Kapitalo, ao contrário do padrão de seus concorrentes, nunca teve a figura clássica de um CIO.
Desde o início, se organizou a partir de times de gestão independentes, liderados por pessoas experientes em áreas variadas, que formaram equipes com tamanho e complexidade suficientes para criar e gerir os próprios fundos como se fossem gestoras autônomas.
Kapitalo
Atraindo pessoas com diversidade em seus processos de investimento e baixa correlação entre eles, o negócio consegue ganhar dinheiro em tempos diferentes, de maneira recorrente e balanceada.
Hoje, a Kapitalo tem 13 times, cada um com um mandato de investimento bem definido. Essa matriz de especialidades permite ao gestor focar a estratégia com a qual se sente mais confortável, mas em que seja possível oferecer aos investidores fundos expostos a diferentes ativos, estratégias, proporções e regiões do mundo.
As regras são um traço marcante da cultura da Kapitalo, pois definem os limites de cada gestor e garantem que a meritocracia seja aplicada diariamente. A área de risco também é uma das fortalezas da Kapitalo – reflexo de uma gestão confiável, cujos limites são impostos por parâmetros objetivos
Quatro comitês garantem a governança da Kapitalo:
- Comitê de risco (anual): define parâmetros e cenários de estresse e limites de crédito de contraparte;
- Comitê de compliance (encontros sob demanda): define e aplica políticas de compliance;
- Comitê de avaliação (semestral): avalia o desempenho e a aderência aos valores da empresa e define a remuneração total dos profissionais;
- Comitê de alocação de capital (semestral): realiza a realocação de risco baseada em performance passada, histórico de risco e correlação com outras divisões, entre outros fatores.